terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O Sorriso das Mulheres - Nicolas Barreau

Olá lindonaas

Vim resenhar o livro mais lindo do século!


" Há coisas que fazemos ou coisas que jamais faríamos, ou que faríamos apenas em circunstâncias bem determinadas. Coisas das quais os outros riem, balançam a cabeça e se admiram.
Coisas estranhas, que pertencem somente a nós.
Eu, por exemplo, coleciono pensamentos. No meu quarto há uma parede com papeizinhos coloridos, cheios de pensamentos que guardei para não se perderem em sua volatilidade. Pensamentos sobre conversas entreouvidas no café, sobre rituais e sua importância, pensamentos sobre beijos no parque durante a noite, sobre o coração e quartos de hotéis, sobre mãos, bancos de jardim, fotos, sobre segredos e quando são revelados, sobre a luz nas àrvores e sobre o tempo, quando ele está parado.
(...)
momentos capturados que não servem a outro objetivo, que não permanecer perto de mim, e quando abro a porta da sacada, e uma leve corrente de ar passa pelo quarto, elas tremem um pouco, como se quisessem sair voando. "


Sinopse: Aurélie Bredin é uma jovem proprietária de um restaurante simpático, com toalhas quadriculadas de vermelho e branco, o Le Temps Des Cerises, em Paris.
Depois de uma dura decepção amorosa, Aurélie busca consolo, e encontra, no livro O Sorriso das Mulheres, escrito por um inglês tímido e recluso.
Paralelamente, André Chabanais, editor das Éditions Opale, se preocupa com a vinda de Robert Miller à cidade, autor do livro famoso na atualidade, O Sorriso das Mulheres.
Uma carta, um livro e alguns pratos de comida francesa podem unir duas pessoas que são separadas por uma carta, um livro e alguns pratos de comida francesa.


" O que na noite anterior ainda parecia estranhamente irreal, e que depois de várias taças de vinho tinto se tornou tão irreal que eu poderia até ter sonhado, passou a ser definitivo no início daquela cinzenta manhã em novembro. Fiquei deitada, imóvel, tentando ouvir alguma coisa, mas o apartamento permaneceu em silêncio. Da cozinha não vinha nenhum ruído. Ninguém praguejando baixinho porque o leite tinha fervido demais. Nenhum cheiro de café para espantar o cansaço. Nenhum zumbido baixo de barbeador elétrico. Nenhuma palavra. "

Minha opinião: Não tenho palavras para descrever o quanto amei esse livro.
Livros que se passam em Paris sempre me conquistaram. Assim como Anna e o Beijo Francês, O Sorriso das Mulheres entra para minha lista de livros favoritos.
Rico em detalhes, o livro trata com tanta delicadeza, trechos em que os personagens se veem afundados em desespero.
Trechos e palavras em francês dão um toque todo romântico a escrita.
Mas, mais romântico do que trechos em francês são receitas em francês. No final do livro, se encontra o Menu d' amour de Aurélie (para duas pessoas), como receitas refinadas e que servem para conquistar grandes amores pelo estômago.
Mounsier Barreau escreveu com uma genialidade sem tamanho. Conforme as páginas vão avançando, você vai ficando sem ar, diante de tantas descobertas, tantas situações que pareciam confusas e sem nexo se encaixam com perfeição para criar O Sorriso das Mulheres. Não estranhe se a sinopse pareceu confusa. Essa é a essência do livro, o que o faz ser apaixonante.
Realmente, este romance me fez feliz :)


Informações:
Título original: Das Läncheln der Frauen;
Autor: Nicolas Barreau;
Editora: Verus;
Páginas: 238;
Duração de leitura: 13 dias;
Nota: (pode mil?)

Livro espetacular!!!
Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acharam do post ?? Me digam aqui nos coments !!
:*