sábado, 18 de janeiro de 2014

O tempo e o Vento: o Continente - parte |. Érico Veríssimo

Olá garotas !

Logo que eu soube que O Tempo e o Vento passaria na TV, corri para pegar o livro, que juro, quase desisti de ler. Mas é bem interessante. Talvez as pessoas que não são do Rio Grande do Sul vão encontrar um pouco de dificuldade de ler, já que o vocabulário é daqui. Mas nada que um dicionário gaúcho não resolva !
Vamos à resenha ?


Como o próprio livro diz, é uma história que atravessa gerações. Talvez possa ser um pouco maçante, mas vale a pena.
Com passagens da Guerra dos Farrapos, entre Maragatos e Chimangos, me apaixonei pelo livro, que se passa na província de Santa Fé, Rio Pardo, São Borja e Porto Alegre, cidades do RS até hoje, desde o ano de 1800.
Algumas expressões e frases pode ser que pessoas de outros estados não entendam, como: ''peleia'', ''entrevero'', ''fandango'' e a minha frase favorita do livro, não me canso de ler ela. PS: Somente gaúchos entenderão. ''Buenas e me espalho, nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho.'' Na minissérie, quando essa frase foi dita, aqui em casa foi um alvoroço só !
Somente depois que assisti o livro, consegui entender melhor, porque ele se passa entre vários personagens e gerações, é bem confuso.

Os que tem a oportunidade de ler esse livro, leiam. No começo, dá vontade de jogar contra a parede, porque é muito chato e não desenvolve, mas quando entra em cena Cap. Rodrigo Cambará e Bibiana Terra, não tem como largar do livro. Além de, claro, conhecer melhor as tradições e linguagens do gaúchos tchê !!

Aaah, a trilogia é enooorme. Tipo, O Tempo e o Vento: O continente - parte |, O Tempo e o Vento: O continente - parte ||, O tempo e o Vento: O retrato (se não me engano) - parte |... Vocês não verão outras resenhas da trilogia por aqui :/

Informações:
Autor: Érico Veríssimo;
Editora: Globo;
Gênero: Romance brasileiro;
Páginas: 379;
Duração de leitura: Levei um mês para ler;
Locais de compra: Acredito eu que não tem para compra, por ser um livro mais antigo. Eu peguei na biblioteca pública.

Nota: ♡♡♡

Gostaram da resenha, desculpa pela fraqueza, é complicado falar dele ;)

Beijos 

2 comentários:

  1. Eu logo ia dizer que cê fez carteirinha na biblioteca! haha acessa o site e reserva livros que quebra um bom galho ;) haha
    Não sabia que tinha esse livro lá e quero ler, mas no momento tô com mts livros aqui. E gostei da franqueza na hora de resenhá-lo.

    Beijos, e psé, trilogia de sete livros kkk

    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as vezes que fui, eu tinha livro reservado, nem vasculhei as prateleiras ainda *--*
      Sim, na própria orelha do livro trás como ''trilogia'', não entendi muito, mas...

      :*

      Excluir

O que acharam do post ?? Me digam aqui nos coments !!
:*